top of page

Como reformar seu studio/apartamento gastando menos e sem perder valor no mercado?

  • Foto do escritor: Pedro Alves
    Pedro Alves
  • 20 de abr. de 2025
  • 4 min de leitura

Atualizado: 25 de out. de 2025

Ao reformar um studio para locação, é natural buscar diferenciação, beleza e funcionalidade. Mas nem sempre investir mais significa ter mais retorno. Pelo contrário: em muitos casos, o segredo da boa reforma está em saber exatamente onde não mexer. 


Conhecimento técnico e estratégia são os principais aliados para economizar de forma inteligente — e evitar custos desnecessários que não se convertem em rentabilidade.


Neste post, vamos mostrar quais intervenções devem ser evitadas ou muito bem avaliadas antes de reformar seu studio, especialmente em imóveis recém entregues pela construtora. Sendo esta a forma de trabalhar da Bwild.


1. Aproveite as bancadas entregues pela construtora sempre que possível


Quase que a totalidade das construtoras entregam bancadas em granito ou mármore já posicionadas na cozinha ou banheiro. Mas se ainda falta muito tempo para a vistoria, basta consultar o Memorial Descritivo da unidade para termos essa informação.


Eu sei que a tentação de substituir por um material mais sofisticado — como mármore ou silestone — é grande, mas é preciso avaliar se o custo dessa troca trará benefício real ao projeto.


Se a bancada for pequena, basta instalar um complemento do mesmo modelo, fica imperceptível. Bom, posso falar pelas que são instaladas pela Bwild.

💡 Em studios voltados para short stay, uma bancada original bem cuidada, combinada com uma marcenaria estratégica e iluminação bem pensada, já garante impacto visual e funcionalidade suficientes.

Bancada original reaproveitada, com complemento, em um de nossos projetos
Bancada original reaproveitada, com complemento, em um de nossos projetos

Quando vale a pena trocar?


  • Quando a bancada está desalinhada com o novo layout do projeto;

  • Quando o público-alvo do imóvel exige padrão superior (ex: unidades premium).

  • Analise a composição dos studios que serão seus concorrentes (seus vizinhos, que cobram o valor da diária que você pretende cobrar). Se todos usam mármore, por exemplo, infelizmente o mais sábio é seguir o padrão.


Quando NÃO vale a pena:


  • Quando o padrão da bancada já é neutro e funcional (preto São Gabriel, branco Itaúnas, etc.);

  • Quando a marcenaria pode ser adaptada à bancada existente, para que as cores combinem.


2. Avalie com cautela a integração da sacada com a sala


A tão desejada integração da varanda com a sala pode ser um ótimo recurso para aumentar a sensação de amplitude, mas não é indicada para todos os casos.


Principalmente quando a largura do terraço é menor do que 1,5m, e o desnível do terraço é muito pequeno (0,5cm a 1cm), a obra de regularização e nivelamento do piso pode ter um custo elevado. Além disso, essa intervenção implica no fechamento da sacada com vidraçaria, que definitivamente não é barato.


Inclusive, antes de tudo, verifique com o condomínio se essa intervenção é permitida. Sim, muitos condomínios não permitem, pelos mais variados motivos.


💸 O custo para nivelar o terraço (varanda) e instalar a vidraçaria, para a menor das plantas, não sairá por menos de R$ 8.000,00.

Antes de tomar a decisão de realizar intervenções de grande proporção como essa, pare, pense, e principalmente consulte sua arquitetura sobre os seguintes pontos:


  • O que será feito neste esse espaço? Isso realmente fará diferença pensando na composição total do studio?

  • Isso trará benefícios reais para o imóvel (valorização)?

  • Realmente justificará o aumento no valor da diária?

  • Será proporcionado mais conforto e/ou funcionalidade para os hóspedes?


Se você demorar mais do que 5 minutos para conseguir chegar a alguma conclusão, não faça. Tire essa ideia da cabeça. Terraços são lindos e você ainda ganhará os hóspedes que gostam de fumar seu cigarrinho.


Caso a planta do seu studio seja parecida com essa logo abaixo, a resposta é não de cara. Me escute, não jogue seu dinheiro fora.



3. Evite modificar revestimentos do banheiro


Reformar banheiro parece simples, mas irá comprometer a garantia oferecida pela construtora, especialmente se o imóvel for recém entregue. Além disso, intervenções como trocar pisos e azulejos envolvem:


  • Quebra da impermeabilização;

  • Reinstalação de metais e louças;

  • Risco de infiltrações.


🛠️ A garantia de impermeabilização geralmente é de 5 anos. Mexer no revestimento irá anular essa proteção e gerar possíveis custos futuros com vazamentos.

Imagine você recebendo a notícia de que o apartamento abaixo ao seu está alagado. Além de ter que lidar com vizinhos furiosos, quem pagará essa conta é você.


Então antes de bater o pé neste tipo de intervenção, pense: "Vale a pena correr esse risco?"


Soluções mais inteligentes:


  • Investir em iluminação e espelho com design impactante;

  • Personalizar o box, a marcenaria e os metais para um toque de sofisticação sem nenhuma demolição.


Isto podemos te assegurar com total certeza, com a mão no fogo, a última coisa que um possível hóspede irá se importar é com o revestimento do seu box.


4. Evite demolições e alterações de pontos de instalação


Ao invés de demolir paredes ou alterar instalações, vale muito mais investir em uma marcenaria bem planejada, que aproveite os pontos já existentes (como hidráulica, elétrica, gás, etc.). Isso evita:


  • Gastos com troca de piso;

  • Custos com demolição e reconstituição da alvenaria ou drywall;

  • Custos com regularização de projeto e o desgaste na aprovação com o condomínio.


Um bom projeto transforma o espaço sem precisar mexer na estrutura — e ainda gera economia de até 30% no custo total da reforma.

De novo, vamos lá, você já conhece o exercício: "Que diferença fará mudar a posição da porta do banheiro de um lado para o outro?"


Entretanto, é importante ressaltar que não estou dizendo para evitar isso a todo custo, pois em muitos casos, pode fazer muito sentido sim, tudo depende do que será feito no lugar que esse vão estava.


Neste projeto, por exemplo, fizemos a mudança da posição da porta do banheiro, pois na planta original, se não fosse feito, teríamos uma cozinha muito pequena. Eu fico pensando... Não sei o que se passa na cabeça de algumas construtora... Mas tudo bem, isso não vem ao caso.




Conclusão: menos obra, mais estratégia


Na BWILD, analisamos cada studio com um olhar técnico, funcional e comercial. Nossa missão é valorizar ao máximo o imóvel, gastando o mínimo necessário para atingir um excelente padrão visual, uma boa performance do studio nas plataformas de locação, e o mais importante de tudo, te garantindo economia.


Quer uma reforma inteligente e rentável de verdade para o seu studio?


Fale com a gente! E receba aconselhamento sincero sobre qual é a melhor estratégia para reformar seu studio com um excelente custo-benefício.



Comentários


bottom of page